AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é um método focado em entender o comportamento do consumidor e, assim, guiá-lo de maneira mais satisfatória pelo Funil de Vendas – considerando seus pensamentos, desejos e necessidades. O AIDA é pautado, então, na Jornada de Compra.
Parte-se do imaginário do que o Lead precisa para realmente avançar pelo funil de vendas e realizar uma compra. Para entender melhor, você pode se fazer algumas perguntas:
- O que o Lead pensa?
- O que ele deseja mais que tudo?
- Do que necessita para, de fato, fechar uma compra?
Com base nas respostas, são elaboradas e pensadas com mais afinco as etapas que ele “deve” cumprir para chegar lá.
O principal objetivo da primeira etapa do conceito AIDA é ganhar a atenção do visitante, fazê-lo perceber que ele precisa do seu produto.
Por isso, tome cuidado com o uso de cores, tamanho e posição dos elementos da página. Deixe as cores fortes e contrastantes e a posição de destaque somente para aquilo que realmente for importante que o usuário perceba.
Por falar em cores.. sabia que existem cores que vendem nas redes sociais?
Mais do que atrair a atenção, é preciso despertar o interesse do visitante.
Informações em destaque, como títulos e subtítulos ou os textos de banners, devem mostrar para o visitante que sua empresa tem algo que ele procura, que vale a pena.
Enquanto as etapas anteriores do AIDA não costumam passar de segundos, neste ponto da ação a coisa pode demorar um pouco mais.
Aqui as informações são analisadas em mais detalhes e o visitante observa se a oferta e sua empresa de fato são capazes de atender às necessidades dele, se a sua solução é uma opção válida e confiável.
Na etapa Ação, aquilo que você escreveu na publicação já despertou a atenção, o interesse e o desejo do cliente, é hora de levá-lo a uma ação!
Um tipo de ação dentro da própria publicação é escrever o seguinte no final: "FAÇA AGORA MESMO O SEU CADASTRO!"
Isso se torna uma conversão. Pois você já despertou o interesse do cliente com a imagem e texto da sua publicação, agora ele só precisa ter uma ação (que no nosso caso, é deixar o contato dele).
CONHEÇA SEU PÚBLICO!
- Região que mora ?
- Idade ?
- Seu cliente trabalha com o que?
- Renda média pro seu produto?
- Lead com ou sem filhos?
- O que o Lead está procurando/precisando?